Desculpas, condolências: o que Putin falou sobre queda de avião no Cazaquistão

No dia do Natal, na última quarta-feira (25), 38 das 67 pessoas a bordo do voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines morreram após a aeronave fabricada pela Embraer cair perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.

SAIBA MAIS

O avião viajava da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, capital da república da Chechênia, no sul da Rússia. A decolagem aconteceu às 7h55 do horário local (00h55, horário de Brasília) e a queda aconteceu cerca de duas horas e meia depois.

SAIBA MAIS

Uma autoridade dos Estados Unidos disse à CNN que os primeiros indícios sugerem que um sistema russo de defesa aérea pode ter provocado a queda acreditando que o avião era um drone ucraniano de longo alcance.

SAIBA MAIS

Mas como o presidente russo Vladimir Putin se manifestou sobre o episódio?

SAIBA MAIS

  • “Pensei que o avião fosse despedaçar“, diz sobrevivente de queda no Cazaquistão

  • SAIBA MAIS
  • Queda de avião no Cazaquistão: Sobreviventes ouviram estrondo ao se aproximar da Rússia

  • SAIBA MAIS
  • Caixas-pretas de avião que teria sido abatido pela Rússia são recuperadas, diz estatal

  • SAIBA MAIS

    O primeiro pronunciamento veio ainda pela manhã de quarta-feira através do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

    SAIBA MAIS

    Ligação ao presidente do Azerbaijão e condolências

    “Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em conexão com a queda do avião azerbaijano em Aktau”, disse Peskov.

    SAIBA MAIS

    “Nós nos solidarizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver”, acrescentou.

    SAIBA MAIS

    O presidente azerbaijano estava na Rússia para a cúpula da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

    SAIBA MAIS

    “Investigação completa será realizada”, diz Putin

    Ao discursar na abertura do evento, Putin comentou pessoalmente o acidente pela primeira vez.

    SAIBA MAIS

    “Antes de começarmos (nosso) trabalho, infelizmente, devo dizer algumas palavras sobre a tragédia que aconteceu em Aktau hoje. O avião caiu. Há pessoas mortas. Há muitos feridos. E como estávamos falando, em seu nome, gostaria de expressar minhas condolências às famílias das vítimas e de todos os feridos, e vamos torcer por sua recuperação”, declarou o presidente russo.

    SAIBA MAIS
    SAIBA MAIS

    visualização default visualização full visualização grid

    SAIBA MAIS

    Putin acrescentou que enviou ao Cazaquistão um avião do Ministério de Emergências russo com funcionários da saúde e equipamentos necessários.

    SAIBA MAIS

    Ele também citou a ligação ao presidente do Azerbaijão “tendo em mente que o avião pertencia a uma companhia aérea azerbaijana”.

    SAIBA MAIS

    “Bem, repito mais uma vez, vamos torcer por uma rápida recuperação dos feridos e, claro, tenho certeza, uma investigação completa será realizada. Coordenaremos o trabalho de nossos serviços especiais e de aviação em todas as questões relacionadas a esta tragédia”, concluiu.

    SAIBA MAIS

    Pedido de desculpas por “trágico incidente”

    Neste sábado (28), o Kremlin informou que o presidente russo ligou novamente para o presidente do Azerbaijão e pediu desculpas, sem assumir responsabilidade, “pelo fato do trágico incidente ter ocorrido no espaço aéreo russo”.

    SAIBA MAIS

    O Kremlin disse que o avião “tentou repetidamente pousar no aeroporto de Grozny [na Rússia]”, mas, ao mesmo tempo, as áreas de “Grozny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacadas por drones de combate ucranianos, e os sistemas de defesa aérea russos repeliram esses ataques”.

    SAIBA MAIS

    Em seus comentários, Putin não disse que as defesas aéreas russas atingiram o avião.

    SAIBA MAIS

    O comitê investigativo da Rússia abriu um processo criminal em relação ao desastre, disse o comunicado.

    SAIBA MAIS

    Vídeos e imagens do avião após a queda mostram perfurações na fuselagem que parecem semelhantes a danos causados ​​por estilhaços ou detritos. A causa desses furos não foi confirmada.

    SAIBA MAIS

    O analista de aviação da CNN, Miles O’Brien, explicou na quinta-feira que o fato de o metal ao redor dos buracos estar dobrado para dentro mostra que houve “uma explosão próxima à cauda da aeronave”.

    SAIBA MAIS

    Aliyev, do Azerbaijão, disse a Putin que o avião “encontrou interferência física e técnica externa enquanto estava no espaço aéreo russo, resultando em uma perda completa de controle”, de acordo com uma declaração presidencial oficial sobre a ligação deste sábado.

    SAIBA MAIS

    Aliyev disse que as autoridades do Azerbaijão examinaram os buracos na fuselagem do avião, analisaram ferimentos de passageiros e tripulantes causados ​​por “partículas estranhas que penetraram na cabine durante o voo” e ouviram depoimentos de sobreviventes.

    SAIBA MAIS

    Putin também expressou condolências pelo acidente em um telefonema com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, neste sábado, disse o Kremlin.

    SAIBA MAIS

    Pelo menos cinco companhias aéreas suspenderam temporariamente voos para áreas na Rússia desde o desastre, incluindo Azerbaijan Airlines, Turkmenistan Airlines, El Al Israel, Flydubai e Qazaq Air.

    SAIBA MAIS

    A maioria dessas companhias aéreas citou preocupações com a segurança ao anunciar as suspensões.

    SAIBA MAIS

    Zelensky pede “explicações claras” da Rússia

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse no X (antigo Twitter) que também falou com Aliyev neste sábado e transmitiu suas condolências em relação ao “trágico acidente”.

    SAIBA MAIS

    “A Rússia deve fornecer explicações claras e parar de espalhar desinformação. Fotos e vídeos mostram claramente os danos à fuselagem da aeronave, incluindo furos e amassados, que apontam fortemente para um ataque de um míssil de defesa aérea”, disse Zelensky.

    SAIBA MAIS

    Autoridades brasileiras e representantes da fabricante do avião, a Embraer, chegaram ao Cazaquistão na sexta-feira, de acordo com a agência de notícias estatal azerbaijana Azertac, enquanto as autoridades iniciam o processo de juntar as peças dos eventos que levaram ao acidente.

    SAIBA MAIS

    A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), a agência de aviação da ONU, disse que estava destacando um especialista no local como observador para a equipe de investigação internacional.

    SAIBA MAIS

    A agência também pediu uma “investigação abrangente e independente” e instou todas as partes envolvidas “a proteger todas as informações e registros relevantes como parte de sua cooperação total com o processo de investigação”.

    SAIBA MAIS

    A chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, também pediu uma “investigação internacional rápida e independente” sobre o desastre, traçando paralelos entre o acidente recente e a queda do voo 17 da Malaysia Airlines, que foi abatido sobre território controlado por separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia em 2014.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi