A gestão de resíduos é o processo de colher, transportar, tratar e descartar resíduos de forma segura e sustentável para o meio ambiente. Esta é uma prática que já dura 12 anos em uma empresa que trabalha com rebobinamento de motores elétricos, desenvolvimento e higienização de poços artesiano, montagem e conserto em painéis de comando entre outros.
VEJA MAIS
NexBio Amazônia reúne em Belém startups brasileiras e suíças em busca de inovação e sustentabilidadeSete startups brasileiras, sete startups suíças e cinco pesquisadores de universidades suíças participam do evento
Helder Barbalho afirma que governo está investindo mais de R$ 5 bilhões na COP 30A fala do governador foi realizada durante o seminário Debate - Desafios 2025', que contou com a participação de diversas autoridades do país
Paulo Moura, gestor da empresa KMTEC, atua no mercado desde 1999, explica que essa sempre foi uma preocupação da empresa em dar o destino certo aos resíduos. Só em óleo quem saem durante as lavagens de peças, são acumulados cerca de 400 litros a cada dois anos.
“Temos uma responsabilidade com o meio ambiente e essa é uma das nossas normas da empresa. Tudo é reaproveitado e nada é jogado no meio ambiente”, explicou.
A empresa possui uma casa de resíduos onde são colocados os materiais de forma separada de acordo com a classificação como: papelão, plástico, metal e outros.
A água da chuva também é reaproveitada, desde 2012. Ela é coletada em uma cisterna e é usada para lavar as peças e a empresa.
“Toda chuva que cai ela enche até transbordar e quase não usamos a agua que não é de lá. São cerca de 12 mil litros de água que cai da chuva
A gestão dos resíduos da empresa gera em torno de 120 mil ao ano decorrente a comercialização os materiais que são vendidos para a reciclagem.
“Se eu não tivesse a casa de resíduos seriam toneladas de papel, de plásticos, litros de óleo e de outros produtos agredindo o meio ambiente, além deu perder 120 mil por ano”, disse o gestor
A KMTEC investiu ainda na contratação de uma empresa de engenharia ambiental para auxiliar no processo de gestão dos resíduos.
“Muita gente não tem informações sobre sua importância, mas a gestão de resíduos é fundamental para minimizar os negativos da geração de resíduos no meio ambiente e na sociedade, além de promover a economia circular, que valoriza a redução, reutilização e reciclagem de materiais”, observou Moura.
Para 2025
A KMTEC é um exemplo inspirador de responsabilidade ambiental em Castanhal, demonstrando que sustentabilidade é possível e rentável. Sua história serve de modelo para empresas e comunidades que buscam um futuro mais verde.
"Estamos orgulhosos de nosso trabalho. A sustentabilidade é um compromisso com o futuro", declara Paulo Moura.
A empresa quer desenvolver, em 2025, um projeto de educação ambiental e coleta de material reciclável na comunidade do entorno da KMTEC, no bairro do Santa Catarina, periferia de Castanhal.
“Estamos estudando a melhor forma de desenvolver esse protejo que está em fase de maturação. Temos também o intuito de dar uma recompensa para a comunidade”, finalizou Moura.
Com Informações: O Liberal
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!