Erro do Smart Sampa fez 23 pessoas serem abordadas por engano

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em seis meses de operação, o sistema do Smart Sampa, programa de câmeras de monitoramento e reconhecimento facial da Prefeitura de São Paulo, levou à prisão de 1.153 foragidos da Justiça e cometeu 23 erros. Dessas pessoas abordadas incorretamente, 11 foram liberadas no local, e o restante, após conferência de identidade na delegacia.

SAIBA MAIS

Segundo a prefeitura, o número representa 1,83% de todas as ações de reconhecimento feitas no período. Os erros se concentraram em dezembro de 2024 (9) e janeiro deste ano (8). Em fevereiro, houve uma nova calibração no sistema, e o nível de confiança passou de 90% para 92%. Com isso, os casos de erro caíram para 1 ou 2 por mês.

SAIBA MAIS

NÚMEROS DO SMART SAMPA

SAIBA MAIS

31.323 câmeras do Smart Sampa estão instaladas na cidade275 crimes foram solucionados pela Polícia Civil com ajuda do sistema68 pessoas desaparecidas foram localizadas1.153 foragidos da Justiça presos através do sistema de reconhecimento facialNenhuma pessoa inocente foi presa53 pessoas foram conduzidas para averiguação e liberadas por ausência de baixa de mandados do banco de dados da Justiça6 pessoas foram conduzidas para averiguação e liberadas após inconsistências cadastrais23 pessoas foram conduzidas para averiguação e liberadas98,14% de índice de reconhecimento assertivo1,86% de índice de reconhecimento inconsistente

SAIBA MAIS

Fonte: Prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Os dados foram apresentados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na manhã desta quarta-feira (18), na central de operação do programa, em entrevista coletiva à imprensa.

SAIBA MAIS

Um dos principais pontos de crítica sobre o programa tem sido a transparência. No edital, um trecho determinava a publicação de relatório da operação. "A plataforma Smart Sampa desde sua implementação deverá fornecer informações de operação que serão disponibilizadas no portal da transparência, incluindo impacto e resultados."

SAIBA MAIS

O Smart Sampa é uma das principais bandeiras da gestão Ricardo Nunes (MDB). Hoje há 31,3 mil câmeras em operação na cidade, com a promessa de 100 mil até o fim do mandato, em 2028.

SAIBA MAIS

Já havia uma previsão de divulgação, segundo a prefeitura, quando a operação completasse seis meses oficialmente-desconsiderado o período de implementação. Como mostrou o Painel, a gestão havia anunciado a publicação de relatório com possíveis erros na última segunda-feira (16). No dia, questionado em agenda pública, o prefeito Ricardo Nunes, no entanto, disse que entregaria o material ao Ministério Público, admitindo erros na identificação posteriormente corrigidos na hora da checagem de documentos. Disse que não houve prisão feita por engano.

SAIBA MAIS

Questionados, prefeitura e Ministério Público não haviam enviado cópia do relatório até a manhã desta quarta.

SAIBA MAIS

Dados do prisômetro, painel inaugurado pela gestão para contar as detenções em flagrante e de foragidos feitas na cidade. Na manhã desta quarta, eram exibidos 1.280 foragidos presos, outros 2.496 em flagrante e 68 desaparecidos localizados.

SAIBA MAIS

Notícias ao Minuto

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi