Gaza: UE retoma missão na fronteira em Rafah, diz chefe de política externa

A União Europeia (UE) retomou sua missão civil para monitorar a passagem de fronteira entre Gaza e o Egito em Rafah, um ponto-chave de entrada e saída para o território palestino, declarou a chefe de política externa do bloco, Kaja Kallas, nesta sexta-feira (31).

SAIBA MAIS

O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse que os primeiros palestinos – civis feridos e combatentes militantes – entrarão no Egito no sábado pela passagem de Rafah, que está fechada ao tráfego humano desde maio passado.

SAIBA MAIS

As pessoas só poderão viajar em uma direção, de Gaza para o Egito, por enquanto, disseram as autoridades.

SAIBA MAIS

  • Saiba quem são os três reféns que serão soltos pelo Hamas no sábado (1º)

  • SAIBA MAIS
  • Ataque israelense deixa duas pessoas mortas no Líbano em meio a cessar-fogo

  • SAIBA MAIS
  • Chefe da ONU exige que 2.500 crianças sejam imediatamente retiradas de Gaza

  • SAIBA MAIS

    Kallas anunciou na segunda-feira (27) que havia um amplo consenso entre os Estados membros de que a Missão de Assistência Fronteiriça da UE poderia desempenhar um “papel decisivo” no apoio ao acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas.

    SAIBA MAIS

    “A missão civil de fronteira da UE será enviada nesta sexta para a passagem de Rafah, a pedido dos palestinos e israelenses. Ela apoiará o pessoal de fronteira palestino e permitirá a transferência de indivíduos para fora de Gaza, incluindo aqueles que precisam de cuidados médicos”, ela postou no X.

    SAIBA MAIS

    Fontes de segurança egípcias confirmaram que os membros da equipe da UE haviam chegado à instalação.

    SAIBA MAIS

    A travessia agora será administrada por membros da Autoridade Palestina e monitores europeus, disseram autoridades da AP e do Hamas.

    SAIBA MAIS

    Inicialmente, a passagem será aberta para 50 militantes feridos e 50 civis feridos, juntamente com as pessoas que os acompanham, disseram as autoridades, acrescentando que mais 100 pessoas, provavelmente estudantes, terão permissão para passar por motivos humanitários.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi