Governo brasileiro está monitorando surto de vírus respiratório na China

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (7) que está acompanhando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente entre crianças do país.

SAIBA MAIS

Segundo o ministério, o setor de vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações.

SAIBA MAIS

As últimas atualizações de vigilância do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China apontam que a intensidade das infecções respiratórias foram menores do que as registradas no mesmo período de 2023.

SAIBA MAIS

  • Metapneumovírus é diferente do vírus da Covid-19, diz infectologista à CNN

  • SAIBA MAIS
  • SP: chuva causa apagão em 650 mil casas; 150 mil seguem no escuro

  • SAIBA MAIS
  • Vídeo: sucuri grávida é atropelada e ejeta 40 filhotes em rodovia no MT

  • SAIBA MAIS

    No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.

    SAIBA MAIS

    Por conta desses aumento de casos do surto de vírus respiratório, o ministério ressalta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias.

    SAIBA MAIS

    De acordo com a OMS, especialistas têm afirmado que o metapneumovírus não representa “uma nova ameaça”, pois já é uma doença respiratória conhecida.

    SAIBA MAIS

    O coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Marcelo Gomes, explicou que é necessário incentivar a vacinação no país.

    SAIBA MAIS

    “É muito importante incentivar a vacinação entre os brasileiros, pois a imunização contra a Covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades”, afirmou o coordenador.

    SAIBA MAIS

    Aumento de casos

    O aumento de casos de metapneumovírus humano na China, principalmente entre crianças, tem gerado preocupação nas autoridades locais. O Centro de Controle de Doenças (CDC) da China alertou a população para tomar precauções de saúde e higiene.

    SAIBA MAIS

    O metapneumovírus humano (HMPV) não é um vírus novo, sendo conhecido desde 2001. Segundo a OMS, esse é um vírus relativamente comum que, em geral, causa sintomas leves, como tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante.

    SAIBA MAIS

    Sintomas do metapneumovírus

    Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os sintomas mais comuns do metapneumovírus são:

    SAIBA MAIS
    • Tosse;
    • Febre;
    • Congestão nasal;
    • Falta de ar;
    • Em casos mais avançados, pode causar bronquite ou pneumonia.
    SAIBA MAIS

    Segundo o CDC, o período de incubação do vírus é de três a seis dias, e a duração média da doença pode variar conforme a gravidade, mas é semelhante a outras doenças respiratórias causadas por vírus, como gripe, resfriado e Covid-19.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi