A Secretaria de Segurança do México descobriu, na Ciudad Juárez, um túnel na fronteira que tinha como destino aos Estados Unidos. O anúncio foi feito na sexta-feira passada através de um comunicado publicado no site da pasta.
O relatório acrescenta que foi uma operação conjunta entre a Secretaria de Defesa Nacional (Defesa), Secretaria da Marinha (Semar), Procuradoria-Geral da República (FGR), Guarda Nacional (GN) e Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã (SSPC), em coordenação com a Agência de Pesquisa do Estado (AEI) de Chihuahua.
De acordo com a Secretaria, depois de receber informações de testemunhas sobre movimentos na área, agentes foram para o local, onde encontraram um túnel com direção aos Estados Unidos.
O local foi isolado, e as diligências foram iniciadas com as autoridades americanas.
As forças de segurança mexicanas prenderam cerca de 475 mil imigrantes ilegais desde outubro, em um momento no qual o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça impor tarifas ao país caso não impeça a chegada deles à fronteira entre os países.
O registro de quase meio milhão de imigrantes detidos entre os dias 1º de outubro e 26 de dezembro sugere que medidas mais rígidas foram adotadas no fim do ano. Desde o início de 2024, cerca de 900 mil imigrantes foram presos, informou o governo no início deste mês.
“Achamos que é um modelo que funciona, que sempre pode ser melhorado, mas que respondeu muito satisfatoriamente a esse fenômeno (imigratório)”, disse o ministro das Relações Exteriores mexicano, Juan Ramón de la Fuente.
Com Informações: CNN Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!