O governo federal pretende lançar, a partir de março, uma plataforma online para centralizar as reservas de hospedagem da COP30, conferência do clima da ONU que ocorrerá em novembro em Belém. O portal reunirá ofertas da rede hoteleira, cruzeiros atracados no porto, alojamentos em escolas e casas de moradores que desejem alugar espaços durante o evento.
Com a expectativa de receber cerca de 40 mil visitantes, Belém atualmente conta com apenas 18 mil leitos disponíveis. Para suprir essa demanda, o governo tem adotado medidas como o atracamento de cruzeiros no porto de Outeiro, garantindo cerca de 4.500 novas acomodações. Também há negociações para transformar prédios federais em hotéis e incentivar a locação de residências por meio do Airbnb, incluindo imóveis de alto padrão.
Durante um evento nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “ninguém vai ficar sem lugar para dormir” em Belém. No entanto, os desafios se concentram na oferta de hospedagem de luxo, destinada a autoridades como presidentes, ministros e membros da realeza.
A proximidade da COP30 já impacta os preços da hospedagem na cidade, com apartamentos sendo anunciados por valores milionários para o período do evento. Diante disso, os organizadores acreditam que o aumento da oferta, com a entrada de novos hotéis e acomodações temporárias, ajudará a conter a inflação dos preços.
Para reduzir o fluxo de pessoas simultaneamente em Belém, o governo também enxugou o número de credenciais concedidas ao terceiro setor e planeja realizar a cúpula de chefes de Estado antes da conferência principal.
O evento deve contar com a participação de 130 a 150 autoridades de alto escalão, mas a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é considerada improvável. Apesar de o país permanecer formalmente no Acordo de Paris até 2026, a saída anunciada pelo governo americano pode reduzir sua participação na COP30.
Os organizadores seguem monitorando os preparativos para garantir infraestrutura adequada e evitar gargalos logísticos durante a conferência climática.
Com Informações: Para Web News
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!