Hezbollah faz alerta a Israel contra qualquer atraso em retirada do Líbano

O Hezbollah alertou na quinta-feira contra (23) quaisquer atrasos, exigindo total conformidade com o acordo de cessar-fogo, já que o prazo de 60 dias para Israel se retirar do território do Líbano se aproximava do fim.

SAIBA MAIS

Em uma declaração, o grupo armado enfatizou que a retirada deve ser concluída sem exceção.

SAIBA MAIS

Em resposta a relatos de que Israel pode tentar estender sua presença no Líbano, o Hezbollah também pediu ao governo libanês que pressione os patrocinadores do acordo para garantir que o prazo seja cumprido.

SAIBA MAIS

  • Israel vai manter tropas no sul do Líbano além do prazo de retirada

  • SAIBA MAIS
  • Trump designa os Houthis como "organização terrorista estrangeira"; entenda

  • SAIBA MAIS
  • ONU está “em alerta” com onda de violência na Cisjordânia, após cessar-fogo

  • SAIBA MAIS

    Ele pediu monitoramento rigoroso da fase final da retirada, a implantação total do exército libanês e o rápido retorno dos moradores deslocados.

    SAIBA MAIS

    O grupo também alertou contra permitir quaisquer pretextos para prolongar a ocupação.

    SAIBA MAIS

    O Hezbollah alertou que perder o prazo constituiria uma clara violação do acordo e uma infração à soberania libanesa, e tal movimento sinalizaria uma nova fase de ocupação que requer uma resposta firme do estado libanês usando todas as medidas permitidas pelo direito internacional.

    SAIBA MAIS

    Além disso, na quinta-feira, o Exército israelense informou que suas forças destruíram vários depósitos e abrigos de armas e munições do Hezbollah no sul do Líbano.

    SAIBA MAIS

    De acordo com as forças de Israel, foram descobertos lançadores de foguetes, explosivos e armas de fogo em uma vila no sul do Líbano, de onde o Exército alegou que o Hezbollah havia lançado centenas de foguetes e mísseis em território israelense antes disso.

    SAIBA MAIS

    O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, que entrou em vigor em 27 de novembro do ano passado, tinha como objetivo interromper as hostilidades entre os dois lados. Pelo acordo, o Hezbollah e todos os outros grupos armados no Líbano deveriam cessar quaisquer ataques a Israel, enquanto Israel concordou em interromper os ataques militares em território libanês. O acordo também estipulou uma retirada gradual das forças israelenses do sul do Líbano em 60 dias, com o exército libanês e as forças de segurança assumindo a responsabilidade pela região.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi