Honduras cancela reunião da Celac que discutiria medidas de Trump

A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, anunciou nesta quarta-feira (29) o cancelamento da reunião de emergência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada no domingo (26) para discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump.

SAIBA MAIS

“Cancelo a reunião de 30 de janeiro de 2025, por falta de consenso. Em anexo está a declaração oficial na minha qualidade de Presidente temporária da CELAC”, escreveu Zelaya em uma publicação na rede social X.

SAIBA MAIS

O comunicado emitido pela Secretaria de Relações Exteriores de Honduras, que assume atualmente a presidência rotativa do bloco, cita que Gustavo Petro, presidente Colômbia, pediu a reunião para tratar as medidas de Trump, mas horas depois “Colômbia e Estados Unidos resolveram o impasse”.

SAIBA MAIS

Cancelo la reunión del 30 de enero de 2025, debido a la falta de consenso. Adjunto el comunicado oficial en mi calidad de Presidenta pro tempore de la CELAC. pic.twitter.com/Xp8WCSwCX7

SAIBA MAIS

— Xiomara Castro de Zelaya (@XiomaraCastroZ) January 29, 2025

SAIBA MAIS

A política de imigração do novo presidente dos Estados Unidos, impactam diversos países da Amédica Latina que preveem um movimento de deportação em massa.

SAIBA MAIS

Petro havia barrado no domingo (26), o pouso de um avião americano com deportados colombianos.

SAIBA MAIS

Em represália, Trump decidiu aplicar tarifas de importação de 25% sobre todos os produtos colombianos e suspender a emissão de vistos para cidadãos do país.

SAIBA MAIS

O colombiano também elevou as alíquotas de importação para mercadorias americanas na mesma medida e atacou o americano nas redes sociais.

SAIBA MAIS

Mais tarde, no mesmo dia a Casa Branca declarou que a Colômbia concordou com a “aceitação irrestrita” de imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA, e que o presidente Donald Trump não cobraria uma tarifa de 25% sobre o país “a menos não honre este acordo”.

SAIBA MAIS

O presidente Lula havia confirmado sua participação por videoconferência na terça-feira (28), o Brasil recebeu os primeiros imigrantes deportados dos EUA na sexta-feira (24).

SAIBA MAIS

Com Informações: CNN Brasil

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi