Mais de 15 mil empresas paraenses aderiram ao Simples Nacional em 2025, aponta Receita Federal

No Pará, 15.873 empresas solicitaram adesão ao programa Simples Nacional. Empreendedores têm até o dia 31 de janeiro para aderir ou regularizar as pendências relacionadas ao regime, que simplifica a arrecadação de tributos para micro e pequenas empresas. Dos empreendimentos paraenses, 5.732 tiveram o pedido deferido, enquanto 10.141 estão com pendências que precisam ser resolvidas antes do prazo final. Os dados fazem parte de um balanço feito pela Receita Federal, divulgado nesta segunda-feira, 27. 

SAIBA MAIS

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional surgiu em 2006 como uma forma de facilitar a tributação de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Ele unifica o recolhimento de tributos em uma única guia, que inclui Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, ICMS, ISS e outros. Com isso, os empresários conseguem pagar seus impostos de maneira simplificada, reduzindo custos administrativos e burocráticos. 

SAIBA MAIS

Para optar pelo programa, o empreendedor deve acessar o portal do Simples Nacional e fazer a solicitação de adesão. Durante o processo, é necessário verificar se a empresa atende aos requisitos. 

SAIBA MAIS

Após o pedido, a Receita Federal e outros órgãos avaliam a solicitação. Caso haja pendências, o empresário deve resolvê-las dentro do prazo estabelecido. Se o prazo de regularização for perdido, a empresa só poderá solicitar a adesão novamente em janeiro de 2026.

SAIBA MAIS

VEJA MAIS 

SAIBA MAIS

Pequenos empreendedores têm até este mês para fazer regularização e declaração anualQuem perder o prazo pode ser excluído ou não conseguir retornar ao Simples Nacional, passando a pagar mais impostos

SAIBA MAIS

SAIBA MAIS

Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples NacionalSistema abrange 23,4 milhões de contribuintes

SAIBA MAIS

Impacto do Simples Nacional no Pará

Até o mês de dezembro de 2024, 338.279 empresas do Estado estavam cadastradas no regime. O Simples Nacional é uma ferramenta essencial para pequenos negócios, especialmente para o Estado, onde há tantas empresas que se enquadram como micro ou de pequeno porte. Ao facilitar o pagamento de tributos e garantir vantagens tributárias, o regime contribui para o fortalecimento da economia local, incentivando a formalização de negócios e a geração de empregos.

SAIBA MAIS

Com o prazo final de adesão e regularização se aproximando, a recomendação é que os empreendedores não deixem para a última hora, se quiserem aderir ao serviço. Dessa forma, será possível garantir os benefícios do regime e evitar problemas fiscais no futuro.

SAIBA MAIS

Com Informações: O Liberal

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi