Mamífero raro da Califórnia é fotografado pela primeira vez

Parando momentaneamente após comer alguns vermes da farinha, o longo focinho de um musaranho esquivo apontou para o céu, sem saber do retrato histórico que tinha acabado de ser capturado.

SAIBA MAIS

Nenhum musaranho do Monte Lyell havia sido fotografado vivo antes, tornando-os a única espécie de mamífero conhecida na Califórnia, nos Estados Unidos, a ter escapado das câmeras humanas, de acordo com a Academia de Ciências da Califórnia.

SAIBA MAIS

Tudo mudou em outubro, quando o recém-formado fotógrafo de vida selvagem Vishal Subramanyan, junto com os estudantes cientistas Prakrit Jain e Harper Forbes, se aventuraram nas montanhas orientais da Sierra Nevada e capturaram seis musaranhos do Monte Lyell vivos. Lá, eles os fotografaram e observaram antes de libertá-los.

SAIBA MAIS

  • "Ciência da ressurreição" ganha força: será que vamos reviver espécies?

  • SAIBA MAIS
  • Peixe com "cabeça de bolha" está entre 27 novas espécies encontradas no Peru

  • SAIBA MAIS
  • Fotossíntese é alcançada pela 1ª vez em células animais; entenda

  • SAIBA MAIS

    A ideia inicial surgiu com Jain, um estudante da Universidade da Califórnia, que disse ter ficado “chocado” ao descobrir que ninguém nunca havia tirado uma foto de um musaranho do Monte Lyell vivo.

    SAIBA MAIS

    Em colaboração com o Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia em Berkeley, Jain, Subramanyan e Forbes elaboraram um plano para pesquisar os riachos e habitats de pântanos que cruzam a paisagem esparsa perto da pequena comunidade de Lee Vining, cerca de 482 quilômetros a leste de São Francisco.

    SAIBA MAIS

    “Estou sempre pronto para uma aventura maluca. Então eu disse, ‘claro, por que não?’ Deveríamos tentar”, disse Subramanyan à CNN na segunda-feira (27).

    SAIBA MAIS

    Os musaranhos têm uma taxa metabólica tão alta que morrem se pararem de comer por algumas horas, o que significa que não sobrevivem muito tempo em armadilhas. A equipe montou mais de 100 armadilhas de queda, projetadas para os musaranhos caírem enquanto caminhavam pelo chão, e monitorou constantemente as armadilhas por três dias consecutivos, dormindo apenas duas horas por vez para monitorar o bem-estar dos animais.

    SAIBA MAIS

    “Nós pegamos um musaranho do Monte Lyell nas primeiras duas horas… e acho que o fato de termos pegado seis deles, e pegamos um tão facilmente, mostra que não é tão difícil assim”, disse Subramanyan.

    SAIBA MAIS

    “Isso só mostra que geralmente é uma espécie subestimada em um ecossistema subestimado, que as pessoas não gastaram tempo e não conseguiram realmente dar atenção especial aos musaranhos.”

    SAIBA MAIS

    Eles também registraram quatro espécies diferentes de musaranhos na área, alguns dos quais eram tão semelhantes ao musaranho do Monte Lyell que mais tarde eles fizeram testes genéticos para confirmar que realmente tinham avistado um.

    SAIBA MAIS

    “Manusear os musaranhos foi um pouco difícil”, disse Forbes à CNN, acrescentando que eles cortaram um pequeno pedaço da cauda dos musaranhos para testes genéticos. “Eles mordem e são venenosos. Então tivemos que improvisar um pouco. Tivemos que pesá-los em sacos plásticos, e eles têm apenas alguns gramas, mas eles mastigam os sacos plásticos. Eles são meio chatos em geral, mas valem a pena.”

    SAIBA MAIS

    Ao capturar os musaranhos vivos, a equipe disse que eles foram capazes de observar seu comportamento, notando o hábito dos mamíferos de guardar comida para mais tarde ou tirar microcochilos. Fotografar animais vivos, particularmente aqueles que são menores e mais obscuros, também permite que o público se conecte com eles, ajudando nos esforços de conservação.

    SAIBA MAIS

    Os musaranhos do Monte Lyell estão extremamente ameaçados pela crise climática e podem perder até 90% de seu habitat frio e de alta altitude à medida que a Terra esquenta, disseram os pesquisadores, citando um estudo conduzido pela UC Davis.

    SAIBA MAIS

    “Sem esse tipo de conscientização pública e divulgação por meio de fotografias, a espécie poderia ter desaparecido silenciosamente sob o radar, e ninguém teria ideia disso”, disse Subramanyan.

    SAIBA MAIS

    Concurso elege fotos dos animais mais engraçadas do ano; veja imagens

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi