Ministro das Relações Exteriores da Turquia se reúne com novo líder da Síria

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, reuniu-se neste domingo (22) com o líder do grupo rebelde da Síria, Ahmed al-Sharaa — também conhecido como Abu Mohammed al-Golani — em Damasco, disse o Ministério das Relações Exteriores da Turquia, sem fornecer mais detalhes.

SAIBA MAIS

Fotografias e imagens compartilhadas pela pasta mostraram Fidan e Sharaa, líder do grupo islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS), que liderou a operação para derrubar Bashar al-Assad há duas semanas, caminhando à frente de uma delegação lotada antes de posar para fotos.

SAIBA MAIS

Os dois também são vistos apertando as mãos, se abraçando e sorrindo. Na sexta-feira, o presidente turco Tayyip Erdogan disse que a Turquia ajudará a nova administração da Síria a formar uma estrutura estatal e a redigir uma nova constituição, acrescentando que Fidan irá a Damasco para discutir essa nova composição, sem fornecer uma data.

SAIBA MAIS

  • Rússia iniciará fornecimento humanitário de energia para separatistas da Geórgia

  • SAIBA MAIS
  • Ucrânia diz que forças russas executaram cinco prisioneiros de guerra

  • SAIBA MAIS
  • Netanyahu diz que Israel vai continuar a atacar Houthis

  • SAIBA MAIS

    Ibrahim Kalin, chefe da agência de inteligência MIT da Turquia, também visitou Damasco no dia 12 de dezembro, quatro dias após a queda de Assad.

    SAIBA MAIS

    Durante anos, Ancara apoiou os rebeldes que buscavam destituir Assad e saudou o fim do brutal governo de cinco décadas de sua família após uma guerra civil de 13 anos. A Turquia também é residência de milhões de imigrantes sírios e espera que eles comecem a voltar para casa após a queda de Assad, além de prometer ajudar a reconstruir a Síria.

    SAIBA MAIS

    A visita de Fidan ocorre em meio aos conflitos no nordeste da Síria entre os combatentes apoiados pela Turquia e a milícia curda YPG, que encabeça as Forças Democráticas Sírias (SDF), aliadas dos EUA no nordeste, e que Ancara considera uma organização terrorista.

    SAIBA MAIS

    Entenda o conflito na Síria

    SAIBA MAIS

    O regime da família Assad foi derrubado na Síria no dia 8 de dezembro, após 50 anos no poder, quando grupos rebeldes tomaram a capital Damasco.

    SAIBA MAIS

    O presidente Bashar al-Assad fugiu do país e está em Moscou após ter conseguido asilo, segundo uma fonte na Rússia.

    SAIBA MAIS

    A guerra civil da Síria começou durante a Primavera Árabe, em 2011, quando o regime de Bashar al-Assad reprimiu uma revolta pró-democracia.

    SAIBA MAIS

    O país mergulhou em um conflito em grande escala quando uma força rebelde foi formada, conhecida como Exército Sírio Livre, para combater as tropas do governo.

    SAIBA MAIS

    Além disso, o Estado Islâmico, um grupo terrorista, também conseguiu se firmar no país e chegou a controlar 70% do território sírio.

    SAIBA MAIS

    Os combates aumentaram à medida que outros atores regionais e potências mundiais — da Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos à Rússia — se juntaram, intensificando a guerra no país para o que alguns observadores descreveram como uma “guerra por procuração”.

    SAIBA MAIS

    A Rússia se aliou ao governo de Bashar al-Assad para combater o Estado Islâmico e os rebeldes, enquanto os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional para repelir o grupo terrorista.

    SAIBA MAIS

    Após um acordo de cessar-fogo em 2020, o conflito permaneceu em grande parte “adormecido”, com confrontos pequenos entre os rebeldes e o regime de Assad.

    SAIBA MAIS

    Mais de 300 mil civis foram mortos em mais de uma década de guerra, de acordo com a ONU, e milhões de pessoas foram deslocadas pela região.

    SAIBA MAIS

    Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi