MP denuncia torcedores do Botafogo por racismo contra palmeirenses

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou dois torcedores do Botafogo por racismo contra torcedores do Palmeiras, em uma partida no último dia 14 de agosto.

SAIBA MAIS

A denúncia foi apresenta à Justiça pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18). 

SAIBA MAIS

O caso aconteceu na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, na capital fluminense.

SAIBA MAIS

Um vídeo flagrou os acusados fazendo gestos e proferindo falas racistas à torcida palmeirense. Segundo a denúncia, um dos denunciados repetiu a palavra “macaco” diversas vezes.

SAIBA MAIS

O outro, além de esfregar o dedo indicador no próprio antebraço, em alusão à cor da pele das vítimas, simulou movimentos característicos de um macaco.

SAIBA MAIS

Para o promotor de Justiça Alexandre Themístocles, as ações evidenciam uma intenção deliberada de animalizar pessoas negras.

SAIBA MAIS

“A repetição dos insultos reforçou uma dinâmica social de subalternidade imposta aos negros. Além de expressar preconceito e discriminação, as ofensas buscaram recriar uma realidade de inferiorização, deslegitimando a presença das vítimas em espaços esportivos abertos ao público”, afirmou o promotor.

SAIBA MAIS

O Botafogo já havia sido punido pelos atos racistas dos torcedores. A Conmebol, organizadora da Copa Libertadores, puniu o clube em cerca de R$ 330 mil no dia 17 de setembro.

SAIBA MAIS

A Justiça pode aceitar a denúncia do MP e tornar os acusados réus pelo crime.

SAIBA MAIS

  • Três pessoas morrem e duas ficam feridas após ônibus cair de ponte no Tocantins

  • SAIBA MAIS
  • Quem era o adolescente encontrado morto em Jericoacoara

  • SAIBA MAIS
  • PM paulista pede para usar câmeras somente em grandes operações

  • SAIBA MAIS

    Relembre o caso

    Em imagens que circularam nas redes sociais, o homem imita um macaco e faz um gesto apontando para a cor da pele em direção ao setor de visitantes. A diretoria alvinegra se posicionou rapidamente sobre o caso e disse estar buscando o torcedor para acionar as autoridades.

    SAIBA MAIS

    “O Botafogo está buscando identificar o torcedor que cometeu atos racistas durante a partida, no Nilton Santos, e vai acionar as autoridades competentes para as providências legais. Racismo é crime. O Clube reitera o seu compromisso no combate a todas as formas de preconceito”, afirmou o clube em nota.

    SAIBA MAIS

    Na partida, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1 e obteve a vantagem para avançar às quartas de final da competição.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi