A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) abriu as inscrições para a seleção de eventos que farão parte da programação oficial do Pavilhão Pará, espaço que funcionará na Zona Verde (Green Zone) da COP30, em Belém. O prazo para o envio das propostas termina no dia 19 de outubro, e a participação é gratuita.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Semas até as 23h59 do dia 19 de outubro (horário de Belém). O edital completo e o link de inscrição podem ser acessados no endereço www.semas.pa.gov.br/greenzonecop30.
De acordo com a Semas, o objetivo do edital é ampliar a participação da sociedade paraense na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em 2025.
O secretário de Meio Ambiente, Raul Protázio Romão, explicou que o pavilhão será um espaço de apresentação das ações desenvolvidas no estado. “Nosso objetivo é garantir que a sociedade paraense, em toda a sua diversidade e pluralidade, tenha voz e protagonismo na COP30, mostrando ao mundo que é possível conciliar desenvolvimento, ciência, pesquisa, floresta viva e inclusão social”, afirmou.
As propostas devem conter um resumo do evento, declaração assinada pelo dirigente da instituição proponente, nome do responsável e currículo resumido do coordenador. Cada atividade poderá ter duração máxima de 50 minutos, e os interessados podem inscrever-se em uma das três modalidades:
As propostas serão avaliadas por um comitê técnico do governo, com base em critérios como pertinência temática, relevância para a ação climática, pluralidade de participação, presença internacional e potencial de mobilização.
O resultado final será divulgado em 24 de outubro de 2025 no site da Semas. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail greenzonecop30@citsemas.pa.gov.br.
O Pavilhão Pará reunirá experiências locais e internacionais de enfrentamento à crise climática, com espaço para governos, organizações da sociedade civil, setor privado, comunidades tradicionais, povos indígenas, academia e juventudes. A programação incluirá painéis, reuniões, lançamentos e exposições voltadas à cooperação e ao fortalecimento das políticas ambientais.
Conteúdo relacionado:
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!