Parauapebas tem 106 casos de pessoas desaparecidas

Entre janeiro de 2024 e maio de 2025, o município de Parauapebas registrou 106 casos de pessoas desaparecidas. Somente em 2024, foram 74 ocorrências, enquanto entre janeiro e maio de 2025 já foram contabilizados 32 novos casos.

SAIBA MAIS

Dos 106 desaparecimentos registrados no período, 66 pessoas continuam desaparecidas — sendo 42 referentes ao ano de 2024 e 24 ao ano de 2025. Isso representa um índice de 62,26% de casos ainda sem solução.

SAIBA MAIS

Os dados foram obtidos com exclusividade pelo portal Correio de Carajás por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI). Os registros oficiais são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), Diretoria de Estatística e Análise Criminal (DEAC) e Coordenação de Tecnologia e Qualificação de Dados (CTQD).

SAIBA MAIS

Leia mais:

SAIBA MAIS

Em 2024, das pessoas desaparecidas, 30 foram localizadas com vida e duas foram encontradas sem vida. Já em 2025, até o mês de maio, 6 pessoas foram encontradas com vida e duas foram localizadas mortas.

SAIBA MAIS

Os números revelam uma oscilação mês a mês. Em janeiro de 2024, nove pessoas desapareceram; no mesmo mês de 2025, foram oito. Em março de 2025, houve o maior número de registros desde o início do levantamento, com 10 desaparecimentos. Já o mês com menor número de ocorrências foi setembro de 2024, com apenas três casos.

SAIBA MAIS

O drama das famílias se intensifica com o tempo. Dos desaparecidos em março de 2025, por exemplo, oito continuam sem ser encontrados e um foi localizado sem vida. O mesmo aconteceu em maio deste ano, que registrou sete desaparecimentos, sendo que seis pessoas ainda não foram localizadas e uma foi encontrada morta.

SAIBA MAIS

Caso Renerson: desaparecido

O adolescente Renerson Santos Almeida, de 15 anos, é um dos casos registrados entre os desaparecimentos deste ano em Parauapebas. Imagens de câmeras de segurança captaram o que podem ter sido os últimos momentos do jovem antes de desaparecer, na noite do dia 3 de março.

SAIBA MAIS

No vídeo, Renerson anda sozinho pela Rua Rui Barbosa, no Bairro Guanabara, às 22h50, vestindo camiseta, bermuda, chinelos e um boné. As imagens mostram o adolescente mexendo no celular enquanto caminha. É possível ver um carro branco parado na esquina de onde o adolescente se aproxima. Um carro prata e uma motocicleta também cruzam com ele. Após esse momento, o vídeo acaba.

SAIBA MAIS

Sem respostas sobre o paradeiro do filho, Josael Almeida, pai de Renerson, implora por qualquer informação que possa ajudar a localizar o adolescente. Em entrevista ao Correio de Carajás, nesta segunda-feira (16), ele revelou que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial sobre o caso.

SAIBA MAIS

O desaparecimento de Renerson ganhou repercussão após o pai do garoto, desesperado, tê-lo procurado até no Rio Parauapebas, de barco, alguns dias após o desaparecimento, em 9 de março, embora nada indicasse que o caso tenha algo a ver com afogamento.

SAIBA MAIS

Idoso é encontrado morto

 

SAIBA MAIS

Domingos Pereira Rodrigues, de 70 anos, foi encontrado morto no dia 30 de maio deste ano, em uma área de mata. O corpo dele foi localizado três dias após o registro do desaparecimento, no dia 27.

SAIBA MAIS

A Polícia Civil de Parauapebas, por meio da Delegacia de Homicídios, elucidou o crime. As investigações apontaram que a vítima mantinha um relacionamento com uma garota de programa, uma das envolvidas no crime. Foram presos Kayre Morais Brandão, Lilian Pereira de Sousa e João Emanuel de Jesus Brasil Mendonça.

SAIBA MAIS

Segundo a polícia, a mulher foi até a casa da vítima, onde aplicou o golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”. Após a vítima cair no sono, saiu para buscar uma amiga. As duas retornaram à residência, colocaram Domingos desacordado no porta-malas do carro dele e seguiram até um bar da cidade, onde se encontraram com um terceiro envolvido. O homem, é apontado como o responsável por executar a vítima com golpes de faca. A motivação do crime teria sido patrimonial.

SAIBA MAIS

A garota de programa teria uma dívida com Domingos e vinha sendo cobrada por ele. Como parte da trama, o carro da vítima foi entregue a um agiota como garantia de uma dívida de R$ 20 mil. Em depoimento, o agiota alegou que não sabia da origem ilícita do veículo.

SAIBA MAIS

SAIBA MAIS

(Theíza Cristhine)

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi