PF e Receita miram grupo por fraude em financiamento de carros de luxo

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil deflagraram, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação contra um grupo suspeito de realizar fraudes em financiamentos de veículos de luxo, sonegação fiscal, falsificação ideológica e lavagem de capitais no Amazonas e no Rio de Janeiro.

SAIBA MAIS

Segundo a PF, as operações fraudulentas realizadas pelo grupo movimentaram ilegalmente a quantia estimada de R$ 15 milhões.

SAIBA MAIS

A operação, batizada de “Creditum”, cumpre 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM), Manacapuru (AM) e Rio de Janeiro (RJ) por meio de 60 policiais federais e 15 auditores. A Justiça Federal também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos investigados.

SAIBA MAIS

A investigação aponta que os alvos da operação obtinham, mediante fraude, diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos por meio de benefício fiscal, com o intuito de revender os carros financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.

SAIBA MAIS

  • PF e MT apreendem 420 kg de cocaína em fundo falso de caminhão frigorífico

  • SAIBA MAIS
  • Investigado por golpe em surdos com jogos de azar tem identidade revelada

  • SAIBA MAIS
  • Procon identifica 11 postos de gasolina com irregularidades no RJ

  • SAIBA MAIS

    Os financiamentos eram obtidos por meio de empresas, tanto em nome dos investigados quanto em nome de “laranjas”. Para conseguir o financiamento, os investigados falsificavam documentos e contavam com a participação de funcionários, gerentes e diretores de uma instituição financeira e de concessionárias de veículos.

    SAIBA MAIS

    O grupo criminoso então repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, as relações eram baseadas na confiança.

    SAIBA MAIS

    Por isso o nome da operação “creditum”, do latim “coisa confiada”.

    SAIBA MAIS

    Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi