Presidente da Romênia anuncia renúncia em meio a tentativa de impachment

O presidente da Romênia, Klaus Iohannis, renunciou na segunda-feira (10), enquanto partidos parlamentares de extrema direita da oposição planejavam seu impeachment.

SAIBA MAIS

O estado-membro da União Europeia e da Otan, que faz fronteira com a Ucrânia, mergulhou no caos institucional no ano passado quando o pouco conhecido crítico de extrema direita da Otan, Calin Georgescu, venceu o primeiro turno de uma eleição presidencial.

SAIBA MAIS

Após acusações de interferência russa — negadas por Moscou — o tribunal superior da Romênia anulou toda a eleição.

SAIBA MAIS

Com os dois turnos da eleição marcados para 4 e 18 de maio, o tribunal superior da Romênia disse que Iohannis, cujo segundo e último mandato expirou em 21 de dezembro, permaneceria até que seu sucessor fosse eleito.

SAIBA MAIS

Mas em janeiro, três partidos de oposição de extrema direita, que controlam cerca de 35% dos assentos no parlamento, entraram com uma moção de impeachment de Iohannis.

SAIBA MAIS

  • Polônia acusa Rússia de tentar influenciar eleições presidenciais

  • SAIBA MAIS
  • Manifestantes exigem que cancelamento de eleição na Romênia seja renovado

  • SAIBA MAIS
  • Supremo Tribunal da Romênia anula primeiro turno das eleições presidenciais

  • SAIBA MAIS

    Com a moção em votação e Iohannis profundamente impopular, analistas disseram que alguns legisladores dos principais partidos pró-europeus poderiam dar à iniciativa de impeachment da extrema direita a maioria necessária.

    SAIBA MAIS

    “O pedido terá consequências tanto internamente quanto no exterior”, disse Iohannis aos repórteres. “Para poupar a Romênia dessa crise negativa e sem sentido … estou renunciando ao cargo de presidente.”

    SAIBA MAIS

    O presidente do Senado, Ilie Bolojan, líder do Partido Liberal, membro da coalizão governista, assumirá como presidente interino com poderes limitados até a eleição.

    SAIBA MAIS

    Os três grupos de extrema direita, cujo apoio aumentou desde a vitória surpreendente de Georgescu, usaram sua campanha contra Iohannis como uma desculpa para organizar protestos e se apoderar da agenda política .

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi