Saiba quem poderá se aposentar no STF nos próximos anos e quando

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria antecipada do STF (Supremo Tribunal Federal). Com a saída, uma das 11 cadeiras da mais alta Corte do país ficará vaga, e caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o novo ministro.

SAIBA MAIS

A decisão de Barroso pesa para uma reconfiguração mais ampla do tribunal em um futuro próximo, marcado por um ciclo de aposentadorias que deverá alterar significativamente a composição do STF nos próximos cinco anos.

SAIBA MAIS

Os ministros são obrigados a se aposentar aos 75 anos. O próximo a deixar o tribunal por idade será Luiz Fux, em 2028. Na sequência, devem se aposentar Cármen Lúcia, em 2029, e Gilmar Mendes, em 2030.

SAIBA MAIS

Essas datas indicam que o presidente eleito em 2026 poderá nomear três novos ministros para a Corte. Caso Lula seja reeleito, ele poderá chegar ao fim do segundo mandato com seis indicações próprias no Supremo, a maioria dos integrantes do tribunal.

SAIBA MAIS

O presidente indicou quatro dos atuais ministros: Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Agora, com a saída de Barroso, terá a oportunidade de fazer mais uma indicação e ter um quinto ministro de sua escolha na Corte.

SAIBA MAIS

Para a vaga aberta com a saída de Barroso, o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, é visto como um dos principais cotados. Outro nome mencionado por pessoas próximas ao presidente é o da ministra Maria Elizabeth Rocha, atual presidente do Superior Tribunal Militar (STM).

SAIBA MAIS

Em seus três mandatos como presidente, Lula já indicou 10 ministros ao Supremo entre os que ainda estão na Corte e os que já se aposentaram.

SAIBA MAIS

Com Informações: CNN Brasil

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi