Transações via Pix voltam a aumentar na segunda quinzena de janeiro

Volume de transferências alcançou 1,9 bilhões de operações, depois de sofrer uma queda de 13,4% entre os dias 1 e 15 de janeiro, comparado ao mesmo período do mês anterior

SAIBA MAIS

As transações realizadas por meio do sistema Pix registraram um aumento significativo na segunda quinzena de janeiro. Após um período de desinformação e fake news que gerou preocupações sobre uma suposta taxação do serviço, o volume de transferências se aproximou dos níveis históricos na terceira semana do mês, alcançando 1,923 bilhões de operações. Esse número representa um crescimento de 0,24% em comparação ao mesmo intervalo de novembro, conforme dados do Banco Central. Esse crescimento ocorre após a revogação de uma norma que visava modernizar a fiscalização do Pix, a qual foi cancelada pela Receita Federal em resposta à onda de fake news que levou a fraudes.

SAIBA MAIS

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

SAIBA MAIS

Embora tenha havido uma recuperação nas transações, o volume total de transferências via Pix caiu 13,1% em relação a dezembro, um mês que tradicionalmente apresenta um aumento nas movimentações financeiras. A desinformação teve um impacto negativo nas transações, resultando em uma queda de 13,4% entre os dias 1 e 15 de janeiro, se comparado ao mês anterior. Para combater essa situação, o governo brasileiro implementou uma medida provisória que reitera a isenção de impostos sobre o Pix e garante o sigilo bancário dos usuários.

SAIBA MAIS

Além disso, a nova legislação proíbe a prática de tarifas diferenciadas para as transações realizadas por meio desse sistema. Com essas ações, o governo busca restaurar a confiança dos usuários no sistema de pagamentos instantâneos, que se tornou uma ferramenta essencial para a realização de transações financeiras no Brasil.

SAIBA MAIS

*Reportagem produzida com auxílio de IAPublicada por Matheus Oliveira

SAIBA MAIS

Com Informações: Jovem Pan

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi