Trump diz que simpatiza com oposição da Rússia sobre adesão da Ucrânia à Otan

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (7) que simpatizava com a posição russa de que a Ucrânia não deveria fazer parte da Otan e lamentou não se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin antes de sua posse.

SAIBA MAIS

Falando em uma entrevista coletiva em sua residência em Palm Beach, na Flórida, Trump também culpou o presidente democrata Joe Biden por supostamente mudar a posição dos EUA sobre a adesão da Ucrânia à Otan.

SAIBA MAIS

“Uma grande parte do problema é que a Rússia – por muitos e muitos anos, muito antes de Putin – disse: ‘Você nunca poderia ter a Otan envolvida com a Ucrânia.’ Agora, eles disseram isso. Isso está, tipo, escrito em pedra”, disse Trump.

SAIBA MAIS

  • Mais um pedido de Trump para adiar sentença em caso de suborno é rejeitado em NY

  • SAIBA MAIS
  • Após dizer que terminaria guerra na Ucrânia, Trump afirma que conflito pode piorar

  • SAIBA MAIS
  • Rússia diz que atingiu forças da Ucrânia na região de Kursk

  • SAIBA MAIS

    “E em algum lugar ao longo da linha Biden disse: ‘Não. Eles devem poder se juntar à Otan.’ Bem, então a Rússia tem alguém bem na porta deles, e eu poderia entender seus sentimentos sobre isso.”

    SAIBA MAIS

    Os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte expressaram oficialmente apoio à eventual adesão da Ucrânia desde a Cúpula de Bucareste de 2008, e o governo Biden continua a apoiar a eventual adesão da Ucrânia à Otan, embora a Ucrânia nunca tenha recebido um convite.

    SAIBA MAIS

    Assessores e aliados de Trump geralmente se opõem à adesão da Ucrânia à Otan, pelo menos no futuro previsível, vendo isso como uma provocação desnecessária a Moscou.

    SAIBA MAIS

    Os líderes da Ucrânia, enquanto isso, pressionaram agressivamente por um convite à Otan, dizendo que é essencial para impedir mais agressões russas.

    SAIBA MAIS

    Trump disse na campanha eleitoral antes da eleição de 5 de novembro que poderia resolver a guerra na Ucrânia antes mesmo de assumir o cargo. Embora ele ainda diga que resolverá rapidamente, ele abandonou amplamente essa linha e agora deve assumir o cargo em menos de duas semanas.

    SAIBA MAIS

    “Espero ter seis meses. Não, eu acho, espero muito antes de seis meses”, disse Trump, quando perguntado se poderia resolver a guerra em meio ano.

    SAIBA MAIS

    “Olha, a Rússia está perdendo muitos jovens, assim como a Ucrânia, e isso nunca deveria ter começado.”

    SAIBA MAIS

    Ele também reclamou que não poderia se encontrar com Putin até depois que ele tomasse posse em 20 de janeiro. Ele disse, sem elaborar, que a reunião seria inapropriada.

    SAIBA MAIS

    “Eu sei que Putin gostaria de se encontrar”, disse Trump. “Eu não acho apropriado que eu me encontre antes do dia 20, o que eu odeio, porque, você sabe, todos os dias as pessoas estão sendo – muitos, muitos jovens estão sendo mortos.”

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi