Trump não descarta usar Exército para tomar controle do Canal do Panamá e Groenlândia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não descartou o uso de militares para retomar o controle do Canal do Panamá e da Groenlândia. A fala aconteceu durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago nesta terça-feira (7).

SAIBA MAIS

Questionado diretamente se ele descartaria o uso de “coerção militar ou econômica” para conseguir o controle desses territórios, o presidente eleito respondeu “não”.

SAIBA MAIS

“Não, não posso garantir nada sobre nenhum dos dois, mas posso dizer que precisamos deles para a segurança econômica [dos EUA]”, declarou Trump.

SAIBA MAIS

  • Trump promete tentar reverter veto de Biden à exploração de petróleo e gás no mar

  • SAIBA MAIS
  • Posse de Trump terá “sobrevivente designado” em caso de tragédia; entenda

  • SAIBA MAIS
  • A dias da posse de Maduro, Chile confirma retirada de embaixador na Venezuela

  • SAIBA MAIS

    Ele ainda sugeriu que os Estados Unidos ficaram com a pior parte do acordo em relação ao Canal do Panamá.

    SAIBA MAIS

    “O Canal do Panamá é uma vergonha”, continuou Trump durante o discurso em Mar-a-Lago.

    SAIBA MAIS

    Trump já havia ameaçado retomar, sem explicar como, o controle do Canal — o que o governo do Panamá rejeitou imediatamente.

    SAIBA MAIS

    Questionado mais tarde se ele também usaria o Exército contra o Canadá, que ele também sugeriu que os EUA adquirissem, o republicano respondeu: “Não, força econômica”.

    SAIBA MAIS

    Entenda mais sobre a história do Canal

    A hidrovia, um importante ponto de trânsito global que liga os oceanos Pacífico e Atlântico, foi construída pelos Estados Unidos durante a administração do presidente Teddy Roosevelt.

    SAIBA MAIS

    Um fator-chave na ascensão do poder geopolítico norte-americano no início do século XX, o Canal foi mantido e controlado pelos EUA até que uma série de tratados durante o governo de Carter levou a uma transferência gradual da administração do Canal para o Panamá  – que não foi concluída até 1999.

    SAIBA MAIS

    Os EUA ainda mantêm o direito de se defender contra qualquer ameaça à neutralidade do Canal sob os termos do Tratado de Neutralidade, ratificado pelo Senado dos EUA em 1978.

    SAIBA MAIS

    No entanto, analistas do Center for Strategic and International Studies acreditam que a extensão das relações comerciais chinesas na região exigiria uma estratégia significativa dos EUA para reforçar a própria presença no Panamá e ao redor do Canal.

    SAIBA MAIS

    Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi