Tumulto em festival religioso deixa mortos e feridos na Índia

Pelo menos sete pessoas foram mortas e cerca de 10 ficaram feridas em um tumulto no Maha Kumbh Mela, no norte da Índia, nesta quarta-feira (29), disse uma autoridade, enquanto dezenas de milhões se reuniam para dar um mergulho sagrado no dia mais auspicioso do festival hindu de seis semanas.

SAIBA MAIS

A desordem ocorreu entre 1h e 2h (horário local) perto da arena dos ascetas, onde barricadas foram colocadas para controlar a multidão durante o mergulho sagrado, disse Yogi Adityanath, ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh, onde a cidade do festival de Prayagraj está localizada.

SAIBA MAIS

O primeiro-ministro Narendra Modi, em uma postagem no X, ofereceu condolências aos “devotos que perderam seus entes queridos”, mas não especificou o número de mortos.

SAIBA MAIS

  • Trump diz que Brasil quer prejudicar os EUA com tarifas

  • SAIBA MAIS
  • Em entrevista, Zelenskiy pede que Trump esteja "do lado da justiça"

  • SAIBA MAIS
  • Incêndio de avião não tem causa confirmada, dizem autoridades sul-coreanas

  • SAIBA MAIS

     

    SAIBA MAIS

     

    SAIBA MAIS

    “A administração local está empenhada em ajudar as vítimas de todas as maneiras possíveis”, afirmou.

    SAIBA MAIS

    Adityanath acrescentou que a situação estava sob controle, mas a multidão ainda era enorme.

    SAIBA MAIS

    Um alto funcionário do estado disse que “mais de sete pessoas foram mortas e cerca de 10 outras ficaram feridas”. O funcionário não quis ser identificado, pois não estava autorizado a falar com a mídia.

    SAIBA MAIS

    Vídeos e fotografias mostraram corpos sendo levados em macas e pessoas sentadas no chão chorando, enquanto outras pisavam em roupas, sapatos, mochilas e cobertores deixados por aqueles que tentavam escapar da multidão.

    SAIBA MAIS

    Uma testemunha da Reuters viu vários corpos enquanto seguia dezenas de ambulâncias correndo em direção à margem do rio onde o incidente ocorreu.

    SAIBA MAIS

    Testemunhas falaram de um grande empurrão perto da confluência de três rios sagrados – onde um mergulho é considerado particularmente sagrado – que fez com que os devotos caíssem uns sobre os outros. O ministro-chefe Adityanath pediu que as pessoas evitassem a área.

    SAIBA MAIS

    “Tínhamos barricadas na nossa frente e policiais com cassetetes do outro lado. O empurrão por trás foi muito forte… as pessoas começaram a cair”, disse Vijay Kumar, que veio para o festival da cidade oriental de Patna.

    SAIBA MAIS

    “Havia pessoas caídas por todo lado, não sei se estavam vivas ou mortas.”

    SAIBA MAIS

    Uma mulher que fazia parte da multidão, mas não deu seu nome, disse à agência de notícias ANI que as pessoas “continuavam pisando” em sua mãe e nela quando caíam.

    SAIBA MAIS

    “Estou segura, mas minha mãe morreu”, disse ela.

    SAIBA MAIS

    O festival

    O Kumbh Mela é a maior congregação do mundo, atraindo cerca de 400 milhões de pessoas ao longo de suas seis semanas, em comparação com a peregrinação do Hajj na Arábia Saudita, que atraiu 1,8 milhão no ano passado.

    SAIBA MAIS

    Até terça-feira, quase 200 milhões de pessoas compareceram ao festival de 2025 desde que começou há duas semanas.

    SAIBA MAIS

    Hindus devotos acreditam que dar um mergulho na confluência de três rios sagrados – o Ganges, o Yamuna e o mítico e invisível Saraswati – absolve as pessoas dos pecados e, durante o Kumbh, também traz a salvação do ciclo de vida e morte.

    SAIBA MAIS

    Mais de 36 milhões de pessoas fizeram um mergulho sagrado às 10 da manhã desta quarta-feira, segundo autoridades.

    SAIBA MAIS

    Os participantes vão do Ministro da Defesa Rajnath Singh e do Ministro do Interior Amit Shah ao Presidente do Adani Group Gautam Adani e celebridades como Chris Martin do Coldplay e a atriz Dakota Johnson, que a mídia local relatou que chegaram a Prayagraj na terça-feira (28).

    SAIBA MAIS

    O primeiro ministro, Narendra Modi, deve visitar o festival no próximo mês.

    SAIBA MAIS

    As autoridades esperavam que um recorde de 100 milhões de pessoas lotassem o município temporário em Prayagraj na quarta-feira, e mobilizaram segurança adicional e médicos junto a uma tecnologia baseada em software de IA para controlar a multidão.

    SAIBA MAIS

    A Força de Ação Rápida (RAF) – uma unidade policial especial chamada durante a crise – foi mobilizada para controlar a situação e os esforços de resgate estavam em andamento, disseram autoridades.

    SAIBA MAIS

    Partidos da oposição culpam “má gestão”

    Os partidos de oposição criticaram os governos federal e estadual e culparam o tumulto no que chamaram de “má gestão” e “cultura VIP”.

    SAIBA MAIS

    “A cultura VIP deve ser contida e o governo deve fazer melhores arranjos para atender às necessidades dos devotos comuns”, disse Rahul Gandhi, líder do principal partido de oposição, o Congresso, no X, referindo-se a políticos e celebridades sendo tratados de forma diferente.

    SAIBA MAIS

    Um tumulto semelhante ocorreu no dia mais auspicioso do festival quando ele foi realizado pela última vez em 2013, matando pelo menos 36 peregrinos, a maioria mulheres.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi